REVALIDA – Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos
O que é o REVALIDA?
O REVALIDA é um Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por universidades estrangeiras, instituído pela Portaria nº 278/2011.
Porque o REVALIDA foi criado?
Antes do REVALIDA, para revalidar um diploma médico emitido no exterior, se avaliava somente o aspecto documental e deixando em dúvida se realmente o médico formado no exterior havia adquirido os conhecimentos, habilidades e as competências requeridas para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para comprovar se o médico formado no exterior está apto para exercer a profissão no Brasil se cria um novo sistema de revalidação de diploma médico, o REVALIDA.
Como Funciona?
Algumas Universidades se aderiram ao programa e possuem a permissão para aplicar o exame.
Os portadores de diplomas de Medicina expedidos por universidades estrangeiras serão inscritos junto a uma das universidades convenentes, onde entregarão a documentação exigida para fins de revalidação e realizará o exame de revalidação.
Quais são as etapas do REVALIDA?
Os graduados em Medicina inscritos serão submetidos ao processo de avaliação que é dividido duas etapas: PRIMEIRA ETAPA
Avaliação escrita: elaborada e aplicada sob a coordenação do INEP -Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, segundo diretrizes descritas na Matriz;
A aprovação na avaliação escrita, segundo o estabelecimento de padrões definidos (nota de corte) é requerida para a passagem à segunda etapa. SEGUNDA ETAPA
Avaliação de habilidades clínicas, estruturada em 10 (dez) estações, elaborada e aplicada sob a coordenação do INEP, segundo diretrizes descritas na Matriz.
Resultado
O resultado da avaliação de cada candidato será comunicado à universidade e a mesma procederá à revalidação de diploma dos candidatos aprovados.